História

Foto: Sr. João Wesp
1911
< >

Sr. João Wesp imigrante Alemão chegou ao Brasil em 1911

Sr. João Wesp imigrante Alemão chegou ao Brasil em 1911, em busca de uma vida melhor.Aqui decide fabricar o medicamento "Essência de Vida" que João já fabricava na Alemanha segundo fórmula do Dr. J. Spanger, com quem trabalhara. A Essência de Vida é a soma de sete ervas que tinham seus resultados terapêuticos reconhecidos tradicionalmente em toda a Europa.

Foto: Barris de carvalho
1912
< >

João Wesp fabricava o medicamento artesanalmente e envelhecido em barris de carvalho

João Wesp fabricava o medicamento artesanalmente e envelhecido em barris de carvalho. Junto com sua esposa e filhos embalava na própria residência e saía montado em muares de carga percorrendo as colônias alemãs, no interior do estado. OLINA era oferecida de casa em casa para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Em 1916, João Wesp funda o Laboratório Wesp, no mesmo local que está situado até hoje. Inicialmente locado em uma residência e após adquirindo os prédios adjacentes, totalizando hoje 2.400 m2 de área construída.

Foto: A irmã Lina
1919
< >

Em 1919 teve de registrar o produto com nome comercial

Em 1919 teve de registrar o produto com nome comercial, e não apenas com o adjetivo de essência de vida. Resolveu então colocar um nome de mulher muito comum na Alemanha naquela época, OLINA, muito semelhante ao nome de sua irmãzinha, Lina.

Foto: João Wesp em seu laboratório
< >

João Wesp tinha conhecimento equivalente a um oficial de farmácia

João Wesp tinha conhecimento equivalente a um oficial de farmácia e supervisionava pessoalmente todas as etapas de fabricação. Desenvolvendo técnicas de extração com elevado índice de princípios ativos em suspensão. Mantidas em absoluto segredo por 3 gerações. Foram lançados novos produtos, mas sempre o “carro chefe” foi a OLINA.

Foto: Ruth Wesp, filha do fundador
< >

Cuidado extremo da composição da fórmula de OLINA

Cuidado extremo da composição da fórmula de OLINA, bem como na utilização exata dos componentes, é um ponto de destaque no Laboratório Wesp, desde o inicio de suas atividades.

Na foto ao lado, Ruth Wesp, filha do fundador, teve participação ativa no desenvolvimento de OLINA.

Foto: Colaboração dos filhos
< >

Com a colaboração dos filhos

Com a colaboração dos filhos que trabalhavam ativamente em todos os setores, a empresa evoluiu de uma pequena economia doméstica a um laboratório respeitado e reconhecimento pela excelência na qualidade de seus produtos.

Em um período em que a mulher brasileira não tinha a oportunidade de trabalho o Laboratório Wesp, contrário ao pensamento da época, empregava preferencialmente mão de obra feminina.

Foto: João Wesp na Alemanha
1958
< >

Em 1958 João Wesp teve a satisfação de visitar sua terra natal

Em 1958 João Wesp teve a satisfação de visitar sua terra natal e ser recebido com honrarias. Mas com pesar observou que o produto Essência de Vida não era mais fabricado na Alemanha pois o local fora bombardeado durante a 2ª Guerra.

Foto: Novos equipamentos
< >

Com a conquista de novos mercados

Com o objetivo de se evitar solventes químicos no processo foi necessária a aquisição de equipamentos específicos e um maior controle nos métodos de fabricação.

Com a conquista de novos mercados, como SC e PR foi necessária a ampliação dos equipamentos. Como o método tradicional adotado requer envelhecimento em barris de carvalho atingiu-se a capacidade de armazenamento em adega própria de mais de 100.000 litros.

Foto: Alfredo João Wesp e sua mãe Frida Wesp.
< >

João Wesp faleceu pouco antes de a empresa completar seus 50 anos

João Wesp faleceu pouco antes de a empresa completar seus 50 anos.

Sua viúva e seu filho Alfredo João Wesp deram continuidade á sua obra, investindo cada vez mais em qualidade, eficiência e honestidade.

 
< >

"OLINA - Essência de Vida"

"OLINA - Essência de Vida" foi o primeiro medicamento registrado no Rio Grande do Sul.

O documento de registro está exposto no Museu da Farmácia, da Faculdade de Farmácia na Av.Ipiranga, em Porto Alegre.